A polêmica sobre a arte

Sobre a tal polêmica acerca da arte e de, por ela, tudo ser permitido para "provocar o espectador", como dizem:
Poderia ser que alguém pensasse agora em realizar a encenação de um assassinato, uma degolação, que tal?, ao vivo e bem diante do público, com avisos espalhados pelo local -- de maneira que nesse caso quem poderia prender o ator, acusando-o de homicídio? Imaginem vocês, povo insensível, isso é arte, estão tentando tirar a cena do seu devido contexto! Que gente retrógrada!
E não houve bem recentemente uma comoção internacional pelas ocorrências de estupro real durante filmagens cinematográficas, com a permissão, na verdade com o planejamento prévio do diretor com o ator, como no caso Bertolucci? Quanta perversão e maldade, foi o que disseram -- e que povo insensível, outra vez condenando a arte, não sabem que em contexto artístico tudo é permitido para provocar o espectador à comoção, à reflexão? Se o diretor queria "a mais real possível" expressão da dor desse ato, que melhor forma de obtê-la senão realizá-lo "em ato"?
Isso te choca? Não? Se alguém aceita que a arte realize crimes porque ela é arte, então o espectador já se tornou insensível para distinguir o que seus olhos estão a ver. Nesse nível de anestesia mental, é possível que ele seja convidado como auxiliar na cena imaginada acima, e se encaminhe para a degolação com ares de quem fez parte de um fenômeno artístico de grande valor.
Ele só não estará mais aqui para receber as honrarias de seus admiradores, coitado.
Tags: