A polêmica sobre a arte


Sobre a tal polêmica acerca da arte e de, por ela, tudo ser permitido para "provocar o espectador", como dizem:


Poderia ser que alguém pensasse agora em realizar a encenação de um assassinato, uma degolação, que tal?, ao vivo e bem diante do público, com avisos espalhados pelo local -- de maneira que nesse caso quem poderia prender o ator, acusando-o de homicídio? Imaginem vocês, povo insensível, isso é arte, estão tentando tirar a cena do seu devido contexto! Que gente retrógrada!


E não houve bem recentemente uma comoção internacional pelas ocorrências de estupro real durante filmagens cinematográficas, com a permissão, na verdade com o planejamento prévio do diretor com o ator, como no caso Bertolucci? Quanta perversão e maldade, foi o que disseram -- e que povo insensível, outra vez condenando a arte, não sabem que em contexto artístico tudo é permitido para provocar o espectador à comoção, à reflexão? Se o diretor queria "a mais real possível" expressão da dor desse ato, que melhor forma de obtê-la senão realizá-lo "em ato"?


Isso te choca? Não? Se alguém aceita que a arte realize crimes porque ela é arte, então o espectador já se tornou insensível para distinguir o que seus olhos estão a ver. Nesse nível de anestesia mental, é possível que ele seja convidado como auxiliar na cena imaginada acima, e se encaminhe para a degolação com ares de quem fez parte de um fenômeno artístico de grande valor.


Ele só não estará mais aqui para receber as honrarias de seus admiradores, coitado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

Escola de Escrita - Mathias de Alencar

Copyrights © 2018 Mathias de Alencar. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Grey Instagram Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Blogger Icon